II Cine Caatinga

Na primeira edição o Cine Caatinga contemplou mais de 500 pessoas, algumas que nunca tinha assistido um filme, quiçá participado de alguma produção audiovisual.

Desta vez o festival vem ainda mais audacioso e reúne para o fácil acesso e comodidade do streaming produções feitas desde grandes centros do Semiárido até rincões.

Troféus

O “Cabrito Dourado” é uma homenagem ao animal que tanto representa o Vale do São Francisco, que tem o maior rebanho de caprinos no Brasil. Por ser um animal apropriado à região – diferentemente de bovinos –, os caprinos movimentam a economia (gastronomia, turismo, indústria etc). Assim, a convite do “II Cine Caatinga – Experiências Audiovisuais no Sertão”, o artista plástico Emerson Silva elaborou cada um dos 11 troféus que serão entregues para as produções escolhidas pelo público e pelo júri especializado.

Sustentabilidade

O bioma caatinga é forte, bonito e resistente, mas cerca de 46% de seu território já foi devastado e precisa urgentemente de atenção, cuidado. Por isso, além de promover a produção audiovisual, o festival estimula a disseminação de informação e iniciativas de preservação do bioma Caatinga, apresentando a região a partir da visão dos próprios produtores locais, principalmente.

Contrapartida Social

Dentro do eixo de atividades do festival, foi iniciada a campanha de arrecadação de equipamentos de informática para serem doados em comunidades de vulnerabilidade social no Vale do São Francisco. Com apoio da WW Filmes, produtora audiovisual, foram recebidas doações de São Paulo-SP e Petrolina-PE, posteriormente entregues para projetos culturais. Ao todo estão sendo beneficiados mais de 150 jovens, mulheres monoparentais, indígenas, idosos entre outros.

Geração de Renda

Em plena pandemia, o festival reservou parte dos recursos para que fossem garantidos uma verba de R$ 200,00 (duzentos reais) a cada um dos selecionados, independentes de serem premiados ou não com o troféu. Além da geração de renda, o recurso estimula a movimentação da economia pelo Semiárido.

Promoção da Economia Caatingueira

O site do festival destinou um espaço/link para apresentar produtos produzidos pelos(as) caatingueiros(as). Assim, pessoas de outras regiões que queiram adquirir produtos ou serviços, poderão entrar em contato através dos links disponibilizados em “Loja Caatinga.” Neste caso, o festival apenas expõe os produtos/contatos, não faz nenhum tipo de cobrança ou participação em vendas/negociações.