Streaming gratuito

DOROTEA NOGUEIRA: A MARIA AMIGA DO PEITO

Sinopse

Dorotea é a embaixadora da campanha de prevenção ao câncer de mama em Serra Talhada. Ela se veste de Cangaceira Rosa e sai alertando mulheres e homens sobre a prevenção desta temível doença que ainda mata, precocemente, muitas pessoas por falta de conhecimento acerca do autoexame e da prevenção anual. O documentário Dorotea Nogueira: A Maria Amiga do Peito, é a segunda parte da trajetória de vida dessa guerreira, desta vez, com foco na MASTECTOMIA, que é um procedimento cirúrgico para a remoção da mama afetada. Numa conversa franca e esclarecedora, ela fala de cada etapa em busca da cura, entre idas e vindas de Serra Talhada à Recife, das diversas cirurgias as quais foi submetida e o passo a passo para reconstrução da mama, sempre numa perspectiva positiva, deixando claro que há vida após o diagnóstico. Complementando a narrativa temática, o filme traz, ainda, o depoimento da convidada Cíntia Teixeira, também paciente de oncologia que vivenciou o processo de rejeição na reconstrução mamária.

Curiosidade:

A trajetória de uma mulher pode mudar significativamente a história de outras, Dorotea, é uma mulher preta que foi diagnosticada com câncer de mama em 2007, e o parecia o fim, se transformou em oportunidade de mudança, sob perspectiva do seu testemunho de que há sim, vida, após o tratamento contra a temível doença.

Ficha técnica

Classificação:
10 Anos
Ano:
2024
Direção:
Carlos Sett
Roteiro:
Carlos Sett
Produção:
Dorotea Nogueira
Fotografia:
Hícaro Nogueira
Edição:
Saulo Sóstenes, Hícaro Nogueira e Carlos Sett
Elenco:
Dorotea Nogueira e Cíntia Teixeira
Trilha sonora:
Hícaro Nogueira
Montagem
Hícaro Nogueira, Carlos Sett e Sóstenes

Cinegrafista: Saulo Sóstenes

Produtor Geral: Carlos Sett

Assistente de Produção: Weslley Lima

Figurinos: Carlos Sett

Maquiagem: Karen Giselly

Digitalização das Fotografias: Gilberto Gomes

Agradecimentos: Igreja da Mãe Rainha (Socorro e Zenóbia), Faculdade de Integração do Sertão – UNIFIS, Alberto Rodrigues de Oliveira – Professor da UNIFIS, Acadêmia Serra-talhadense de Letras, Fundação Cultural de Serra Talhada (Casa da Cultura), Portal Farol de Notícias, Blog do Cauê Rodrigues, Blog do Carlos Sett

Este filme foi contemplado pelo Edital Poeta Antônio Lima (Oliveiro Burrego) – Lei Paulo Gustavo Municipal – 2023